Entrevista na Câmara Municipal de Praia Grande

Dia 16 de dezembro tive uma reunião com José Manoel Ferreira Gonçalves, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie), Jornalista (Fundação Cásper Libero) e Advogado (Universidade Santa Cecília).

José Manoel, é autor do livro “Despoluindo Sobre os Trilhos” que trata da transformação modal no transporte de cargas visando à redução das emissões de gases de efeito estufa.

No encontro discutimos a integração de todas as cidades da Baixada Santista por meio da malha ferroviária.

De acordo coma pesquisa feita por José Manoel, e públicado em seu livro, atualmente, quase 90% das cargas no Brasil são transportadas via rodovia, por caminhões. Segundo um estudo do Departamento de Competitividade de Tecnologia (Decomtec), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as empresas têm uma despesa anual extra de R$ 17 bilhões devido à precariedade da infraestrutura do país, incluindo péssimas condições das rodovias e sucateamento dos portos.

Em decorrência da importância do tema, estamos verificando uma data para ser realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Praia Grande para discutir esse assunto de extrema relevância para região. O objetivo é resgatar o transporte de cargas e passageiros sobre trilhos.1525571_519347214839239_2086227320_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *