AEAS debate importância do transporte ferroviário na Baixada Santista
O tema da quarta apresentação é ‘Importância e perspectivas para a retomada das ferrovias na cadeia logística’, conduzida por José Manoel Ferreira Gonçalves, da Ferrofrente.
O tema da quarta apresentação é ‘Importância e perspectivas para a retomada das ferrovias na cadeia logística’, conduzida por José Manoel Ferreira Gonçalves, da Ferrofrente.
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) promoverá, no dia 15 de maio (terça-feira), a partir das 19 horas, evento gratuito e aberto ao público sobre a importância do transporte ferroviário para cargas e passageiros na Baixada Santista.
Serão feitas quatro apresentações sobre várias perspectivas do tema. A primeira palestra terá como tema ‘Considerações sobre a importância da ferrovia para a Baixada Santista’, com o engenheiro, diretor técnico-cultural e da inovação da AEAS e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Aureo Emanuel Figueiredo.
Em seguida, será debatida a possibilidade para o ‘Ramal Santos-Cajati’, com o secretário da Alaf Brasil, Jean Pejo.
O terceiro tema discutido, apresentado por Jorge Secall, é o ‘Projeto Trem InterCidades’, que visa a construção de um ramal ligando a estação Luz, em São Paulo, com as cidades de Santos, Sorocaba, Pindamonhangaba e Campinas.
Os trechos somatizam 476 km, a uma velocidade média de 160 km por hora. O projeto já foi incluído pelo presidente Michel Temer no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), e tem custo previsto de R$ 20 bilhões através de uma PPP (Parceria Público-Privada), com 70% de recursos provenientes do setor privado e o restante financiado pelo governo federal.
Já o tema da quarta apresentação é ‘Importância e perspectivas para a retomada das ferrovias na cadeia logística’, conduzida por José Manoel Ferreira Gonçalves, da Ferrofrente.
Atualmente, os dois principais acessos ferroviários que atendem o Porto de Santos são da Rumo-ALL, que se estende pelos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e da MRS, que sai de São Paulo e continua por Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados que formam sua sigla.
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