DIA DO FERROVIÁRIO: A ENGENHARIA É O MOTOR DAS FERROVIAS
Comemoramos hoje, 30 de abril, o Dia do Ferroviário. É uma oportunidade de homenagear todos os que trabalham em nossas estradas de ferro.
É também uma chance de refletir sobre a importância de recuperarmos nossas ferrovias e, assim, termos mais um mercado de trabalho vibrante também para o profissional engenheiro.
Investir em transporte ferroviário significa dinamizar nossa logística, diminuir a dependência do modal rodoviário, reduzir o custo de fretes, beneficiar a população com locomoção segura, eficaz e barata e, ainda, defender a sustentabilidade e o meio ambiente.
Isso sem falar que a ferrovia é essencial para termos um projeto efetivo de integração nacional, como vimos acontecer em outros países de dimensões continentais.
No Brasil, cerca de 65% do transporte é feito por rodovias, e aproximadamente15% por trilhos. Mais da metade da malha ferroviária precisa ser recuperada – o que seria ótimo para gerar empregos na retomada econômica.
Estamos diante de uma grande oportunidade de crescimento e os engenheiros precisam estar engajados nesse desafio.
Tive a oportunidade de fazer parte dessa luta com a Ferrofrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias. E agora pretendo incentivar o transporte nos trilhos também no âmbito do Crea-SP.
Essa luta é de todos nós!
José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro, jornalista, advogado, professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e presidente licenciado da Ferrofrente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!